domingo, 11 de março de 2012

Canadá 3 anos - Cap 2 - Moradia

Primeira surpresa no Canadá: aluguel é caro, muito caro. Quando viemos eu pensava em gastar 1000 dolares por mes, não sei da onde tirei isto, rs. Com este dinheiro só alugando um basement. Primeiro chegamos em um tipo apart-hotel, se por um lado foi bom porque nos deu 15 dias para procurar alguma coisa, ou melhor, para entender o tamanho do problema que é alugar uma casa no Canadá, por outro lado foi muito caro! E não conseguimos alugar o que queriamos, porque todos os locatários queriam carta do empregador ou histórico de crédito!
Acabamos aceitando a sugestão do rapaz que alugava o apart para nós (corretor), um jordaniano até legal. Ele nos indicou um palestino, tambem corretor, que estava com um apartamento na mesma quadra do nosso apart. Como não tinhamos muito o que pensar, já estavamos no nosso penúltimo dia no apart, mudamos. Acho que foram umas dez viagens de carro, alugado, do apart-hotel para o apartamento. Mudamos sem móveis, as crianças dormindo em um colchão inflável e nós no chão! Mas pelo menos aqui no Canadá a casa já vem com geladeira, fogão, máquina de lavar roupa e de secar.
Uma vez alugado, fizemos nossa primeira compra do IKEA, só as coisas básicas, rs. A cama de casal, tres camas para as crianças, sofá, uma mesa de jantar, cadeiras.... E no Wal Mart comprei um forno microondas e a televisão. E até hoje guardamos até de lembrança uma cadeira vermelha tambem do IKEA que o inquilinno anterior, deportado, deixou no apartamento. Inquilino por sinal, brasileiro, de Suzano!!!
Fizemos um contrato somente de quatro meses, que foi uma excelente idéia. Aí sim tivemos tempo para procurar uma casa legal e um bairro melhor que o downtown de Mississauga. Não que o dowtown de Mississauga seja ruim, mas dowtown é sempre downtown. E em uma cidade que o que se mais ve é caminhão de mudança.
Achamos, com a indicação de uma amiga brasileira, uma casa em Etobicoke e foi amor a primeira vista com o bairro. O único erro foi que a casa tinha basement alugado. Vários canadenses falaram que isso é normal por aqui, mas para a nossa cultura, brasileira, isto é inaceitavel. A menina era ótima, somos amigos dela até hoje, mas a acústica da casa era péssima e é horrivel saber que qualquer passo seu vai ser ouvido lá  embaixo.
Finalmente da casa alugada fomos para a casa própria no mesmo bairro. Não vale a pena alugar casa no Canadá, a menos que voce saiba que é por pouco tempo ou se voce está interessado em primeiro conhecer bem o bairro antes de comprar. O valor do aluguel e da mortgage é muito semelhante!!! Comprar casa em Toronto, também é caro, muito caro por sinal, mas conseguir um financiamento é fácil, extremamente fácil eu diria. Mas acho que tudo correu bem tambem, porque escolhemos bem o corretor (corretora). Nos demos muito bem com a Rosa, e ela fez tudo direitinho. Comprar casa aqui é dificil, já tinhamos alguma experiencia de Brasil, mas o processo é totalmente differente. Não vou relatar tudo aqui, mas é um tal de open house, proposta, contra proposta, contrato, inspeção, advogado, impostos que não é fácil não.
Mas nada como ter a sua casa própria. Engraçado que os brasileiros que chegaram junto com a gente fizeram mais ou menos o mesmo caminho, e acho que 90% deles já estão na casa própria.
Ah e tambem eu não posso esquecer o apoio da minha irmã. Ela sabe por que, rs.
Mas para concluir, acho que depois de apenas 3 anos no Canadá, já ter casa própria, em um bairro que achamos excelente, foi uma grande vitória.

Um comentário:

  1. Esta questão da moradia foi uma mudança muito grande na nossa vida: minha e sua. Foram varias experiencias interessantes e diferentes que nunca tinhamos vivido antes como morar em apartamento ou em casa alugada. E ter alguem morando embaixo da sua casa e dividindo com vc o quintal e a lavanderia??? Ou ter o dono da casa entrando e saindo das partes coletivas da casa a qualquer hora??? Mas o saldo foi super positivo! Apesar de todos os problemas, o dono da nossa casa era um amor de pessoa e eu sinto saudades dele, alem disso esta experiencia nos deixou a Paula, quue é uma pessoa maravilhosa e que sempre fará parte da nossa vida.
    Aquela condição toda também deixou bem claro para nós o que era importante em uma casa: privacidade, ar condicionado, basement que não fosse "casa separada" e sim uma área de lazer da propria casa... Alem disso nós pudemos ter na pratica a experiencia de cortar grama, limpar neve, cuidar de jardim, recolher folhas e decidir se era este futuro que queriamos para nós antes de comprar uma casa com todas estas atividades embutidas na mortgage, rs.
    Por caminhos tortuosos e as vezes meio estranhos, as nossas primeiras experiencias com moradia por aqui foram muito enriquecedoras e eu fico muito feliz de ter encontrado as pessoas certas e na hora exata.
    E tenho que agradecer imensamente à Camila que mudou o rumo da nossa mudança e nos trouxe para Etobicoke.

    ResponderExcluir