domingo, 18 de março de 2012

1095 dias

Abrindo um parenteses na série de posts sobre o Canadá, ontem completamos os tão famosos 1095 dias. Mas o que significa isto? É que se o Residente Permanente fica 1095 dias no Canadá em um determinado período de tempo (acho que em 4 anos) passa a ser "eligible" a ter a cidadania canadense. Ou seja, a partir de ontem, nós já podemos solicitar a nossa cidadania!!!
E hoje fazemos 3 anos de Canadá (a defasagem se dá porque a cidadania conta em dias e não em anos, portanto o dia bissexto conta tambem). Curiosamente a Lena e as crianças desembarcaram hoje no mesmo aeroporto, mesmo terminal e praticamente no mesmo horário de tres anos atras! Só que agora vindo do próprio Canadá (Halifax), com as crianças já se virando por conta própria (quando chegamos acho que não fazia nem seis meses que a Lu tinha começado a andar), todo mundo super fluente no ingles, com as carteirinhas de residente permantente na mão (se bem que em voo interno só a carteira de motorista já basta, e as crianças eles veem se são parecidos com os pais, rs, rs), já indo para a nossa casinha (própria) e com uma grande amiga esperando no estacionamento do aeroporto para levar todo mundo para casa.
Eu pretendo solicitar minha cidadania "as soon as possible". Não que mude muita coisa nas nossas vidas, porque os direitos do residente permanente são quase os mesmos do cidadão. Mas as vantagens são, sendo cidadão nós podemos sair do Canadá quanto tempo quisermos sem perder nossos status (se bem que essa não é a intenção) e tambem podemos ir para os Estados Unidos sem necessidade de vistos! Nós nunca tivemos dificuldade em tirar nossos vistos para os EUA, mas é um desgaste sem tamanho, entrevista, taxa, taxa para pagar a taxa, etc.... E quando voce precisa e vai checa-los, pronto, já perderam a validade, e começa tudo de novo. Agora por exemplo as crianças podem ir para os EUA quando quiserem e nós, os pais, não, rs.
Bom, mas agora fica só uma questão, onde (em qual provincia) vamos solicitar a cidadania?

6 comentários:

  1. Vc nao tem ideia de como está a minha cabeça e o meu coração com todos estes eventos acontecendo ao mesmo tempo. O jeito é relaxar e esperar a vida nos dar a direção!!!

    ResponderExcluir
  2. O dia 29 de fevereiro, na verdade, não conta pros cálculos de cidadania! Interessante né?
    Preparem a documentação e deem entrada, tanto faz onde vcs morarem! Se decidirem se mudar, é só alertarem o CIC pra atualizar o endereço! Boa sorte nessa decisão difícil!
    PS: Fizemos nossa prova da cidadania semana passada, agora estamos só aguardando a chamada pra cerimônia :)

    ResponderExcluir
  3. Alguem me disse que precisávamos dos passaportes válidos para dar entrada, mas pelo que eu li no site nao precisamos. Vou preparar tudo o quanto antes... não vejo a hora de ir às compras nos "states", rs

    ResponderExcluir
  4. Pensando bem, acho que nem precisamos dessa cidadania, né?

    ResponderExcluir
  5. Mas e as minhas compras nos states???

    ResponderExcluir
  6. Eu ja tenho tempo sobrando e nunca contei os dias como eu leio em alguns blogs...mas vc falou uma coisa certa: a enchecao para revalidar visto e a propria carteira de PR, faz a gente correr para cidadania.
    ja comecei 2 vezes e parei, mas vou enviar tao logo possivel pque moro na fronteira e de repente expira de novo meu visto.Nunca achei q mudasse nada tbem, mas agora ja sinto maior necessidade.

    ResponderExcluir