quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Impressões sobre Halifax

Halifax é uma cidade pequena, na verdade muito pequena. Tem 350.000 habitantes mas foi fruto da junção de quatro cidades que de certa forma são bem separadas. Eu moro em Dartmouth que fica do outro lado da baía (é mais ou menos como Niterói em relação ao Rio, só que bem mais perto). Para ir para Halifax mesmo tem que cruzar uma das duas pontes (1 dólar por cada percurso) ou ir de Ferry (duas linhas, 2,25 dolares cada viagem). Dartmouth é uma cidade muito velha, e onde pela primeira vez, aqui no Canadá, eu vi uma certa tensão social no ar (na verdade, tensão racial). Parece um pouquinho o sul dos EUA aqui.
O pessoal é diferente do de Toronto, aqui minoria visível é minoria, rs. Acho que 90% dos locais são descendentes de ingleses, escoceses ou irlandeses, deve ter uns 5% de franceses e somente o resto de imigrantes. Outra diferença é a simpatia, nos meus dois locais de trabalho rola um clima meio brasileiro. A grande maioria das pessoas sorri quando cruza com voce, e se possível, puxa papo. Também achei os vendedores das lojas muito, mas muito mais amáveis do que os de Toronto (aqui não precisa ter a placa que eu vi numa loja de discos em Etobicoke, em caso de dúvida pergunte a um vendedor, pode parecer estranho mas ele não morde!).
Mas acho que somos ainda mais pobres do que Ontario, a economia anda meio mal por aqui, era muito baseada na pesca, mas pelo visto já acabamos com nossos cardumes.
Na época da independencia do Canadá, nós (de Nova Scotia, rs) não queriamos participar da confederação, uma das razões era que eramos muito mais ricos dos que as demais provincias, agora não sei não se a confederação nos quer, rs. Na verdade acho que nós, PEI, New Brunswick e Newfoundland and Labrador deveriamos nos unir e fazer uma só provincia, seria muito mais forte. Existe essa idéia por aqui, mas ainda está muito crua. E isso não é impossível aqui no Canadá, tanto Toronto quanto Halifax eram completamente diferentes há dez anos atras.
O centro de Dartmouth é pequeno e é incrivel como depois das seis fica completamente vazio. Dá até medo!!! A biblioteca fica bem na estação do Ferry e é legal, tem o mesmo nível da biblioteca de Etobicoke. O centro de Halifax é maior, mas são só casinhas meio velhas onde tem as lojas. Tem a Citadelle que é um forte que fica numa colina que domina toda a cidade (dá para ver fog em todas as direções, rs), um Museo maritmo que parece legal, um centro de ciencias para as crianças e um museu de história natural. E curioso o parque central da cidade, o nosso High Park, fecha!!! Isso mesmo, fechou em novembro e agora só em maio. Não entendi!
O clima é relativamente quente se comparado ao Canadá, as temperaturas são mais ou menos as mesmas de Toronto, só que chove muito mais. E neva tambem mais. Ah e tem o fog. Dá para acreditar que uma cidade aqui na Nova Scotia teve um verão com 85 dias de fog? Mas quantos dias tem o verão? Aqui não dá nem 90!.
Por incrivel que pareça a cidade é mais violenta que Toronto ou Mississauga! Não sei ao certo as razões. Mas como disse no começo aqui tem problemas sociais. Em Halifax, no passado (eu digo até a década de 60) tinha favela!!! Bom, não vou escrever o nome da favela aqui porque é carregado de preconceito, rs.
Mas se aqui no Canadá o nível das cidades não é dos melhores, o desvio padrão é baixo. Na verdade, não faz muita diferença morar em Toronto ou Halifax. Vamos ver daqui há seis meses se eu escrevo a mesma coisa.

3 comentários:

  1. Estou aguardando um post que me foi prometido!!! ??????

    ResponderExcluir
  2. Oi Sérgio,
    Demorei pra perceber que você estava de mudança pra Halifax. Me parece que finalmente encontraste uma oportunidade profissional condizente com as tuas qualificações, e eu fico muito feliz por isso.
    Quero te desejar todo o sucesso do mundo por aí, e espero também que logo as coisas se encaminhem para que a família possa estar novamente reunida.
    Sucesso e toda felicidade do mundo pra você!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sérgio, o post é antigo então vou torcer para que você leia e responda. Estou pesquisando tudo sobre Halifax, pretendo imigrar pelo processo de Nova Scotia por aparentemente ser mais simples que o federal. Fiquei assustada quando falou de tensão racial. Observei que ai praticamente não tem negros. É só uma questão de povoamento e colonização ou existe preconceito?

    ResponderExcluir