quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Survival job - final de um ciclo 4

E para finalizar precisa se tomar cuidado para achar um "bom" survival job. Eu conheci muitas pessoas no meu trabalho e vi muita picaretagem por ai.
Em primeiro lugar, nunca, mas nunca mesmo, trabalhem em uma empresa que aceite ilegais (por incrivel que pareça não é dificil ver empresas que contratam ilegais por aqui, principalmente na limpeza e na construção). Se a empresa não é ética o suficiente para aceitar trabalhar com ilegais, não será ética com voce tambem.
Em segundo lugar cuidado com os maus pagadores. Uma pesquisa feita pelo governo de Ontario revelou que cerca de 30% das pessoas em trabalhos com baixa remuneração não recebem direito!!!! Pois é, é isso mesmo, conheci algumas pessoas que trabalharam em empresas (grandes, conhecidas) e no final do mes receberam o holerith com um redutor de horas!!! Ou seja trabalhavam 50 horas por semana mas o chefe simplesmente resolveu pagar somente 40. Até é possível entrar na justiça por uma causa destas, mas é dificil provar que trabalhou mesmo, vai demorar anos para resolver o problema e além disso muitas vezes o empregador é uma pessoa famosa na colonia (não estou falando de brasileiros) e não seria bom politicamente entrar em guerra com um patrício conhecido de todos. Infelizmente a única coisa a fazer nesses casos é quando descobrir o fator redutor, ir embora....
Tambem muito cuidado com o "overbooking". Conheci vários casos em que a empresa contrata mais pessoas que precisa, e aí vai fazendo o processo seletivo no dia a dia. Se voce está desempregado e não tem nada a perder, até vale a pena. Mas se tiver empregado, pode ser que o novo emprego dure apenas dois dias!!!
E finalmente, como disse aqui segurança não faz parte da cultura canadense, mas respeito acho que ainda faz. O seu chefe pode nem perceber que uma atividade é perigosa, mas quando voce o alerta, ele tem a obrigação de concordar com voce (lógico, supondo que voce tenha razão). Isso aconteceu algumas vezes na minha empresa e o meu chefe sempre dizia, se voce acha que é perigoso, não faça que eu assino embaixo. Dessa forma, eu acho que nunca corri riscos nesse quase um ano e meio que trabalhei lá, pelo menos que eu tenha percebido, rs.
E é claro uma empresa que não contrata ilegais, que paga direitinho, que não faz "overbooking" e que respeita segurança acaba sendo uma boa empresa para os empregados, o que provoca uma espécie de "seleção natural". Portanto é de se esperar que os seus colegas sejam pessoas responsáveis, que te respeitem, que não sejam violentos, etc. E bons colegas é algo chave para se sentir bem no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário