terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Survival job - fim de um ciclo - capítulo 2

Uma das coisas mais importantes para trabalhar em um "survival job" é a segurança. O Canadá ainda está bem atrasado nesse ponto, na verdade, é um problema cultural, portanto deve-se tomar muito cuidado com a sua segurança quando se está trabalhando.
A política de segurança canadense se baseia em tres pilares, MSDS, labels e treinamento (pelo menos isto é o que é dito por todas as empresas de contratação de temporários por quais eu passei).
MSDS significa Material Safety Data Sheet e nada mais é do que a folha de dados de segurança de um dado produto. Esta folha é disponível na internet por todos os fabricantes de produtos químicos e traz informações referentes aos perigos envolvidos no manuseio desses produtos. Apesar de ser obrigatório por lei que todas as empresas deixem disponíveis para os empregados este material, a empresa para a qual eu trabalhava, só implantou esse sistema há uns seis meses atras. Mas hoje as pastas estão abandonadas (a de produtos de limpeza fica dentro do banheiro masculino, portanto só pode ser acessada por homens!) e a grande maioria do pessoal nem sabe o que é. Uma surpevisora chegou a me perguntar um dia o que era esse tal de emesdies.
Quanto aos labels, a legislação é bem branda, basta os produtos serem identificados com o seu nome e breves comentários sobre a sua segurança. Nós tentamos implantar isso na empresa mas não conseguimos, sempre tinha um problema, por exemplo a cor das etiquetas. Foi tão dificil que se abandonou essa idéia e eu decidi por mim mesmo escrever os nomes dos produtos químicos com caneta esferográfica nos frascos. Pelo menos eu sabia o que estava em cada frasco.
Finalmente, a parte de treinamento era realizada, uma pessoa do escritório e outra da operação foram treinadas, e acho que até eles estão aptos a fazer algumas atividades, mas o resto do pessoal não tem a mínima idéia dos riscos que eles correm. Por sorte a atividade em si, numa warehouse, não é tão arriscada assim.
Outros tópicos de segurança como plano de emergencia, brigada de incendio, treinamento para utilizar extintores de incendio, análise de risco nem se sabe que existe. Tinhamos um mapa super desatualizado das saídas de incendio e só.
Mas não posso culpar a empresa, até que a intenção deles em nos propiciar um ambiente seguro era grande. O problema é que primeiro falta cultura de segurança no país, e depois falta pessoal com conhecimento técnico para discutir segurança, as leis são muito gerais e brandas e o corpo de bombeiros é excelente, mas eles são fire fighters e não fire protectors. Eles atuam muito bem depois que o fogo pega, mas não tem formação técnica suficiente para impedir que o incendio ocorra.
O que eu sugiro que cada um que vai para o "survival job" é o seguinte:
- Sempre use sapato de segurança, cerca de 70% das pessoas não trabalham com sapato de segurança ou trabalham com sapatos que parecem sapatos de segurança mas não são. Eu já pisei tres vezes em pregos e se não tivesse com o sapato adequado teria me machucado. E sempre é bom ver se o sapato tem o selo da CSA.
- Analise quais equipamentos de proteção individual são necessários, compre-os (na Canadian Tire sempre tem) e use-os, mesmo que todos os seus colegas fiquem te olhando como se voce fosse um ET. Veja principalmente se o que voce faz requer óculos de segurança e / ou protetor auricular.
- Sempre quando for trabalhar numa área pense, o que eu faria se esse local pegasse fogo. Faça seu plano de emergencia. Eu rodava a empresa toda e sabia onde ficavam todas as saídas de emergencia. E quantas vezes já, eu as desobstrui, porque tinham colocados "skids" fechando as portas.
- Se trabalhar com produtos químicos, primeiro se certifique que o que está no frasco é realmente aquilo que voce pensa que é. Leia a MSDS (se não tiver coloque no google o nome do produto e msds que vem fácil) e veja o risco de usar o tal produto. E finalmente não esqueça de usar uma luva de plástico e óculos se necessário.
- Tome muito cuidado com as sugestões que as pessoas vão dar. Teve um dia que ocorreu um vazamento de ácido de um fork lift e me pediram para colocar o produto que neutralizava o ácido. Só que ao inves de um carbonato eles compraram aquele produto que serve para colocar nos potinhos para os gatos fazerem xixi. O produto de forma alguma neutralizava o ácido, ele só absorvia a água (e consequentemente concentrava o ácido!!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário