quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Perseverança

Sempre ouvi, aqui no Canadá, que a chave do sucesso é nunca desistir.
E acho que sou obrigado a admitir que eles estão certos.
Após 225 tentativas finalmente uma deu certo. E foi a de numero 198!!!!
Foram 225 curriculos enviados (estou contando somente vagas na minha área e que eu tinha alguma chance concreta), destes acho que foram gerados uns 20-25 retornos, muitas entrevistas por telefone (que eram tão dificeis no começo e agora são até banais) e algumas presenciais. Muita esperança e muita decepção tambem (cheguei até a receber uma proposta de emprego, mas depois "os caras" sumiram).
Além disso foram cursos de preparação para o imigrante, cold callings, open houses nas empresas, entrevistas de informação, brasileiros me arrumando contatos por aqui, etc.
Uma coisa que me atrapalhou muito aqui no Canadá foi termos vindo em 2009 no auge da crise. E a minha profissão é afetada diretamente por crises, nenhum empresário constrói uma fábrica nova se não está conseguindo vender os produtos da sua fábrica atual. Acho que desses 225 currículos, nem 10 foram enviados no primeiro ano. Mas tambem agora que a crise deu uma melhorada acho que o fato do governo canadense ter fechado a porta para os imigrantes engenheiros ajudou.
Disputei vagas em British Columbia, Alberta, Ontario, Nova Scotia, New Brunswick, Manitoba, Quebec, Saskatchewan and Newfoundland. Cheguei até ao cúmulo de me candidatar a uma vaga em Madagascar, indo para lá como canadense. E por incrivel que pareça nem assim me aceitaram, rs. Fora as tentativas de voltar para o Brasil, que não estão nesses 225.
Mas agora ano novo, começo uma nova vida no Canadá. Com muitas vantagens e algumas desvantagens importantes tambem. Mas vamos ver no que vai dar.
Ah e não posso me esquecer de agradecer meu amigo M. Se eu não desisti, acho que 50% dos créditos são dele. Sempre bolando seus planos infalíveis, que infelizmente não deram certo, mas que com certeza me davam um choque de animo.

2 comentários:

  1. Sergio!
    Boa Sorte!!!!
    E cadê a Marilena que não escreve mais?

    Que 2012 seja de Sucesso e Saúde!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Sergio!Esse e um exemplo de perseverança.Nos que tambem chegamos no auge da crise,sabemos o que significa tudo isso.
    desejamos a vc muito sucesso nesta nova fase de sua vida.

    Feliz 2012 pra toda a Familia!

    Neuzinha e Mauricio

    ResponderExcluir