domingo, 17 de julho de 2011

Ranking das escolas

Todas as escolas públicas no Canadá (particularmente Ontário) são iguais?
Errado. A diferença de nível entre as escolas por aqui é gritante, depende muito do perfil médio do aluno e dos pais.
Para comparar as escolas, existem uma série de provas.
O ranking das escolas para o grade 3 (que é o que no momento nos interessa) das escolas aqui no bairro é o seguinte: (trata-se da média dá porcentagem de alunos que atendem o mínimo exigido pelo governo de Ontário em tres quesitos: leitura, redação e matemática).
1- Mother Cabrini (católica): 94%
2- Millwood (pública): 89%
3-St. Clement (católica): 87%
4-Nativity of our Lord (católica): 80%
5-Briacrest (pública): 69%
6-Mill Valley (pública): 69%
7-Broadacres (pública): 65%
8-Wellisworth (pública): 36%
Os resultados são impressionantes, da primeira para a última colocada são nada menos do que 58 pontos porcentuais. também pode se ver que aqui na região as escolas católicas são bem superiores as publicas (importante notar que em outras regiões da cidade o quadro é o oposto, portanto não dá para generalizar este resultado).
Mas isto tem explicação, os imigrantes que estão chegando aqui vão todos para a escola pública por não serem cristãos. E é um pessoal com um nível de educação nos seus países de origem, já bem baixo, o que acaba refletindo nos filhos.
A última do ranking, com um dos piores resultados entre todas as escolas de Toronto, apesar de relativamente bem perto de casa, recebe os alunos do co-op, que são os prédios com aluguel subsidiado pelo governo, muitas vezes habitados por refugiados recem-chegados.
As escolas que são as referentes a nossa rua, são a quarta colocada (católica) e sexta (pública), mas por nossa sorte a primeira do ranking é uma escola aberta, ou seja, que recebe alunos fora do perímetro dela.

Um comentário:

  1. Mas vc é um invejoso, né??? Bastou perceber que eu estava pensando neste assunto pra correr postar antes de mim :(
    Mas foi otimo, porque eu quero falar dos testes e não especificamente das escolas, rs.
    Mas o fato é que infelizmente, para os recem chegados com filhos, é vida é bem complicada porque alem de todas as dificuldades com aluguel, historico de credito e tudo o mais, ainda é importante prestar bastante atenção nas escolas do seu bairro. Existem bairros em Toronto, em que tanto escola publica, quanto catolica são ruins. E muitas vezes, perto de escola boa os alugueis são carissimos.
    No fundo, a gente acaba pagando mais caro para poder ter os filhos em escolas boas.

    ResponderExcluir