segunda-feira, 6 de junho de 2011

Violencia no Canadá

A taxa de homicidios no Canadá é realmente baixa, 1.81 por ano por 100.000 habitantes. Só para comparar os EUA são 5, a Argentina 5.5, o Brasil 22 e El Salvador (o maior do mundo nesse quesito) 71.
Mas é importante ver as diferenças regionais nessa taxa, porque em países grande como o Brasil e o Canadá, as disparidades regionais podem ser enormes. Por exemplo, enquanto Alagoas apresenta uma taxa de 60.3, a de São Paulo é de 14.9! (por sinal o trabalho sendo feito nos dez últimos anos em São Paulo é admiravel, a taxa caiu de 42.2 para esses 14.9).
Mas voltando ao Canadá as diferenças regionais também são importantes. Os estados do Atlantico são muito mais seguros do que os demais, enquanto a média de Ontario é de 1.36 e a de Quebec 1.12, as de Alberta, 2.58 e British Columbia, 2.65 são mais ou menos o dobro!!! O curioso é que as maiores cidades e a maior entrada de imigrantes se dá aqui no Atlantico. Não conheço os estados lá do pacífico, gostaria até de quem mora lá, alguma explicação para essa maior violencia. Mas nada se compara quando se fala do norte do Canadá, a taxa de Nunavuit é de 18.64!!!!!. Isso mesmo, pior que São Paulo, impressionante.

Um comentário:

  1. Ola,

    Acredito que o fator principal dos homicidios aqui em BC ser "alto" sao as drogas. Os homicidios sao geralmente entre gangues rivais.

    Abracos

    ResponderExcluir