quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cultura canadense

As vezes não consigo entender qual é a cultura canadense.
Hoje o Edu, que tem 6 anos, pegou o livrinho diário dele de leitura. O livro era bem legal, contava a história da mãe de duas meninas, que teve mais dois bebes, dessa vez gemeos. Era um livro feito aqui no Canadá mesmo.
Logo na primeira página, a primeira dificuldade, ler o nome das meninas. O nome delas era muito dificil, não eram em ingles, aparentemente eram em hindi. Bom, eu acabei inventando pseudonimos para elas, não ia ficar pressionando o meu filho a falar nomes em outra língua, nomes que por sinal nem eu sei como se pronuncia. Depois um pouco mais para a frente, outra dificuldade, como explicar que as roupas das mulheres usadas aqui no Canadá são tão diferentes das brasileiras. As mulheres todas usavam roupas típicas indianas. Curioso, era que o pai, usava roupas comuns, camisa e calça.
Acho isso estranho, se o livro queria mostrar a cultura indiana, tinha que deixar claro isso, e não se passar como uma história canadense (mesmo nos bairros daqui com forte presença indiana, é raro ve-los vestidos assim).
É legal o livro infantil representar a diversidade étnica que é este país. Mas mais legal seria mostrar casais mistos. E o fundamental, mostrar famílias integradas na vida canadense.
Francamente não entendi.

3 comentários: