domingo, 2 de maio de 2010

Colleges

Aqui no Canadá existe um curso intermediário entre o colegial (aqui high school) e a universidade. Trata-se do College, que é um curso de nível superior com um status intermediário. No Brasil esse tipo de curso é muito raro, talvez o que mais se aproxime a um College em São Paulo é a Fatec, em todos os sentidos. Com a única diferença de que no Brasil, infelizmente, a Fatec não é reconhecida como deveria. E aqui, não, o pessoal que se forma nos colleges consegue bons empregos e bons salários (dizem pelo menos).
Quando o Brasil há uns quinze anos atras optou pela expansão do ensino superior, faltou pensar nessa estratégia.
Existem dois tipos de colleges aqui, os públicos e os privados. Todos são pagos (todo o ensino superior é pago por aqui), mas existe uma grande diferença de "status" entre os públicos e os privados. Na página do governo de ontario http://www.ontariocolleges.ca, há a lista de todos os colleges públicos. Aqui na região de Toronto, existem cinco, o Centennial (Scarborough, zona leste), Seneca (North York, norte), George Brown (mais ou menos central), Humber (Etobicoke, oeste) e Sheridan (Brampton, uma cidade vizinha perto de Toronto, a oeste tambem). Eu visitei dois deles recentemente, o Humber e o Sheridan, a estrutura deles realmente impressiona.
Um college pode ser uma boa opção para conseguirmos uma "educação canadense". São muito os programas, período integral ou parcial (aulas a noite ou finais de semana) e os preços são bem acessíveis. E tem também muitas opções de cursos pela internet (instituto universal canadense, rs, rs, rs).

Um comentário:

  1. Adorei esse novo layout. Ficou muito bom!
    Concordo com vc com relação aos colleges.
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir