domingo, 21 de março de 2010

Curso na U of T - Leste Europeu

O segundo maior grupo no meu curso é formado pelo pessoal do leste europeu. São quatro, representando Rússia, Bulgária, Bielorússia e Macedonia. Por incrivel que pareça, já que a cultura, religião, etc.. é bem próxima da nossa, não tive muito contato com eles. Talvez eles sejam os alunos mais "sérios" do curso, não sei se o fato deles terem sido criados na época do comunismo tenha afetado a personalidade deles. Mas é muito dificil ve-los rindo ou fazendo brincadeiras.
O que eu tenho mais amizade é o macedonio. A Macedonia é um diminuto país entre a Sérvia e a Grécia que nasceu depois do desmembamento da Yugoslávia, com uma população de 2 milhões de habitantes. Isso mesmo, menos pessoas do que a zona leste de São Paulo, rs. Mas acho que já é o quarto macedonio que conhecemos aqui em Toronto. Mas em um país tão extenso é dificil ter homogeneidade, rs. Meu amigo macedonio não é macedonio étnico. 35% dos macedonios são albaneses na verdade, como ele. E a maioria dos albaneses são muçulmanos, isso mesmo, não é somente na Bosnia que tem europeus muçulmanos. A esposa dele não é macedonia, é de Kosovo (aquele país novo, que surgiu desmembrado da Sérvia), mas os dois tem a mesma origem étnica. Realmente aquela região dos Balcãs é uma confusão só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário