quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Romas

Todos os brasileiros sabem da dificuldade em se entrar no Canadá como imigrante legalmente, utilizando o sistema do "skilled worker". Não é fácil conseguir os famigerados 67 pontos, tem que ter muito estudo, muita experiencia profissional e um conhecimento muito bom de ingles para conseguir. Mas isto não é para todo mundo.
Estava lendo ontem no jornal que o Toronto Board of School está com um problemão nas mãos, com a recente onda de imigrantes romas que estão vindo para o Canadá. Os Romas, são conhecidos no Brasil por ciganos e aqui como gipsy (mas esta palavra também é politicamente incorreta por aqui). Estão vindo em grandes levas da Republica Tcheca e da Hungria.
O problema para a escola é que eles estão chegando em grande número (uma escola recebeu 70 alunos praticamente ao mesmo tempo) e as crianças além de não saber nenhuma palavra de ingles, não estão habituadas a escola. Elas não tem a menor noção de como se comportar na escola, de que existem horários, etc. Além disso elas faltam muito, porque os pais também não tem noção da importancia da escola. E além disso, pelo que estava nas entrelinhas da matéria, os pais não dão importancia nenhuma em relação a sua integração a sociedade canadense.
Agora o board of school daqui tá correndo atrás do prejuízo, primeiro procurando pessoas que falem checo e húngaro para conseguir se comunicar com as crianças e depois fazendo atividades (como por exemplo um breakfast grátis) para atrair os pais para a escola e tentar incurtir neles a importancia da educação. Mas imaginem a confusão que não devem estar essas escolas, recebendo crianças já no ´"ginásio" que não sabem ler nem na sua língua materna!!!

5 comentários:

  1. Sergio,

    Estes ainda nao vi por aki. Deve ser barra pra escola administrar tudo isto.

    Um abraco.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, tenho uma dúvida: Como fazem então estes imigrantes p entrar no país se não falam o inglês ou francês??!!! O governo, pode não aceitar a entrada deles, porque não o fazem? Entendo eu, que a imgração deve ser favorável a ambos os lados e neste caso o país ficam em desvantagem pela cultura "bairrista" destes imigrantes que não fazem questão de incorporar os costumes do país, no caso Canada. Não sei se me fiz entender?! Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Caraca brother...que absurdo hein...
    tá muito bom o blog...

    ResponderExcluir
  4. congratulations on your blog and your articles my web visitadeja your comments I leave the address ok
    http://ronaldramirezolano.es.tl/
    http://ramiolra.es.tl/
    nematur@hotmail.com
    Felia New year 2010

    ResponderExcluir
  5. congratulations on your blog and your articles my web visitadeja your comments I leave the address ok
    http://ronaldramirezolano.es.tl/
    http://ramiolra.es.tl/
    nematur@hotmail.com
    Felia New year 2010

    ResponderExcluir