quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Skills for change

Todos os brasileiros que conheço por blog, elogiam muito as agencias de apoio aos imigrantes.
Eu não posso dizer o mesmo.
Primeiro fui no PMC em Mississauga, apesar do professor ter sido excelente comigo (um portugues muito boa gente), os resultados foram pífios. Eles ofereceram um sistema de co-op (algo como um trabalho voluntário para entrar no mercado de trabalho) para mim em uma empresa de engenharia que seria contatada por eles. Imagine a minha decepção quando me pediram uma lista de empresas que existiriam aqui no Canadá!!!! E agora vejo que esse co-op é simplesmente impossível, imagine uma empresa que está demitindo pessoas, como as empresas de engenharia daqui, contratar um imigrante recém-chegado sem ter que pagar salário. Seria um marketing negativo enorme, daria impressão que eles estariam falindo. Simplesmente, não dá.
Depois fui ao Skills for Change. Acho que a decepção lá foi maior ainda. O curso foi até bom, apesar de não ser comparado ao meu ex-professor portugues do PMC. Entrei no sistema de job developmente, mas acho que eles ainda não entederam qual é a minha profissão. Recebo muitas propostas de trabalho, mas todas totalmente distantes da minha área. Seria mais ou menos a mesma coisa do que ser professor de matemática e começar a receber listas de vagas como professor de sanscrito, latim, física quantica ou biologia molecular.
Mas maior decepção foi saber que mesmo depois de todo o lobby que fiz para participar de um curso de um novo software, ter falado com todo muito lá e ter recebido apoio do chefão,não ter dado certo. E depois de muita insistencia ter recebido um email frio dizendo que as vagas já tinham sido completadas. Perdi uma grande oportunidade de entrar no mercado. E nem sei por quem foi completado, porque os outros engenheiros que conheci não tinham interesse, já que o curso é muito, mas muito específico mesmo para a minha área.
Agora eu teria a chance de fazer o mentoring por lá, mas acho que vou desistir. Acho que chega de perder tempo com eles.

3 comentários:

  1. Nossa que decepção mesmo!! O importante é erguer a cabeça e seguir em frente. Tenho certeza que em breve conseguirá algo na sua área e que realmente vai valer a pena!!!
    Um abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Acho que essas agencias devem ser comoo as Ongs aqui do Brasil, tem muita picaretagem mas sempre tem uma ou outra que faz alguma coisa útil. Acho que você não deve desistir, mas deve procurar uma que realmente funcione ou descobrir nos foruns como as pessoas fazem para arrumar emprego por aí;

    ResponderExcluir
  3. Acho que essas agencias devem ser comoo as Ongs aqui do Brasil, tem muita picaretagem mas sempre tem uma ou outra que faz alguma coisa útil. Acho que você não deve desistir, mas deve procurar uma que realmente funcione ou descobrir nos foruns como as pessoas fazem para arrumar emprego por aí;

    ResponderExcluir