segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os dez mais

Eu estava lendo sobre Terry Fox (que pode ser assunto de um outro post) quando vi a lista das dez maiores personalidades canadenses. Foi uma votação feita no passado por um jornal ou rádio, algo assim. O Terry Fox ficou em segundo! Isso me deixou curioso para saber quem foi o primeiro.
O primeiro foi Tommy Douglas, um governador da década de 50 da provincia de Saskatchewan. Poxa Saskatchewan é um estado totalmente sem importancia por aqui, porque um governador de tanto tempo atrás seria o canadense mais importante? É que o cidadão na própria década de 50 teve uma idéia radical, que é importante até hoje. Simplesmente ele bolou um sistema de saúde grátis atingindo toda a população. Depois de implantado no estado, passou a ser copiado por todos os outros. E nos beneficiamos disso até hoje!!! Algo que ainda está por se fazer no Brasil. Isso sim que é governo socialista.
Mas mais curioso disso é que o pessoal ainda fala dele até hoje.
Bom, da lista dos 10 mais, além do Terry e do Tommy já citados, tem mais tres primeiros ministros (com o Trudeau é claro), 3 cientistas (incluindo o Graham Bell que inventou o telefone) e dois esportistas somente (ligados ao hockey).
Tirando o fato dessas listas não terem valor prático nenhum, podem ter sido manipuladas um pouco, etc, etc, dá para ver bem a importancia que os canadenses dão para seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário