terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cristianismo

Nunca fui ligado a religião, minha família por parte de mãe era historicamente luterana e a do meu pai presbiteriana. Tudo bem que religião tem muito a ver com cultura, então com certeza herdei algumas coisas dessas religiões, mas falar que eu sou uma pessoa religiosa tá muito longe, rs. Acho que dá para contar quantas vezes eu entrei numa igreja, se descontar o casamento dos amigos e o batizado dos meus filhos, ih, acho que não sobra nada, rs.
Mas acho que aqui no Canadá fiquei mais cristão. Estou descobrindo que tem muitas coisas no cristianismo que tornam nossas vidas mais fáceis e também a vida das pessoas que nos circundam. Tá certo que nada é perfeito, que tem muitos cristãos que se comportam de modo errado, mas vou tentar fazer uma lista do que acho bom
- as mulheres para os cristãos estão no mesmo nível do homem, não precisam ficar andando atrás da gente e nem se cobrindo, como acontecem com muitas garotas daqui do Canadá que são obrigadas (pelos homens ou pela própria cultura delas) a usar burkas.
- não são fomentadas diferenças sociais entre as pessoas. Ninguem separa ninguem no nascimento em castas ou coisa parecida.
- não são necessárias regras absurdas. Para fazer o bem ou ser uma pessoa religiosa não precisa andar com chapéuzinho, franginha na camisa, pode cortar o cabelo, etc. Essa de cortar o cabelo parece brincadeira, mas tem muitos canadenses que nuncam podem cortar o cabelo na vida. Então para terem uma vida razoavelmente normal eles enrolam tudo e apertam dentro de um turbante. E falo canadenses, porque muitas vezes são nascidos aqui, e se quisessem podiam cortar o cabelo. Se eles estivessem lá na região deles, até entendo. Imagina uma pessoa com o cabelo cortado no meio de milhares de cabeludos, ia se sentir um pária (opa, já estou usando palavras religiosas deles). Mas aqui, não cortam porque não querem.
- para fazer o bem, não é necessário demonstrações explícitas de religiosidade. Se voce quiser rezar não precisa procura um lugar público. Parece que mais importante do que rezar é mostrar para as outras pessoas que estão rezando. Se tem horários, dava para sair um pouquinho mais tarde para ir no shopping.
- e finalmente, poder cumprimentar as outras pessoas com um aperto de mão.

3 comentários:

  1. Sérgio, acredito muito no amor, principalmente ao próximo!! Todos deveriam olhar, sorrir, perguntar e se possível ajudar. Esse é o maior dom do ser humano, o mais difícil de fazer. Independente da regilião, acredito ser esse o princípio básico!
    Na minha familia tem os católicos, maioria absoluta, os evangélicos num crescimento absurdo e os espíritas, que em menor número, são os que mais fazem o bem para os outros! Sou católica desde sempre, mas religião está longe de andar no mesmo rítmo que o amor!
    Feliz Aniversário atrasado pra você! Muita saúde, paz, e realizações para você e sua família! Um abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Eu tive uma criação católica e batizei meus filhos no catolicismo também. Nunca tive problemas com outras religiões e acho que cada deve seguir aquilo em que acredita e que lhe faz bem.
    Hoje, convivendo neste verdadeiro multiculturalismo eu também acho que o cristianismo trouxe uma grande mudança para a humanidade. Se Jesus é deus, se foi um profeta, se foi um espírito de luz, pra mim não faz a menor diferença. O que importa é que juntamente com o cristianismo nasceu a ideia de igualdade, de simplicidade, de amor incondicional ao próximo e de liberdade. Infelizmente as igrejas distorcem um pouco tudo o que Jesus pregou com regras e ritos para se diferenciarem umas das outras e acabam, muitas vezes perdendo o verdadeiro rumo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns um pouco atrasado rsrs
    Feliz aniversário!
    Você tem muita razão, vc não precisa frequentar igreja e nem ficar alardeando a sua fé aos quatro ventos para mostrar que vc crê em um Deus ou não crê, isto está no comportamento no seu estilo de vida e como vc trata os seus e os que estão próximos.
    Adorei a sua explicação.
    Bjcas,Eliane

    ResponderExcluir