segunda-feira, 29 de junho de 2009

Helena Arnold

Abrindo mais uma exceção aos assuntos pessoais no blog, hoje faleceu minha tia Helena Arnold. Ela tinha 86 anos e era a irmã mais velha da minha mãe. Ao todo eles eram 9 irmãos, agora são as 3 de São Paulo, minha mãe, Frida e Gertrudes e dois em Santa Catarina, o Fritz e a Paula.
A Helena, apesar da distancia física, era uma das tias mais próximas. Ela nos legou as lembranças da família, inclusive a carta que meu bisavo escreveu (obviamente em alemão) em 1898 quando chegou ao Brasil pela segunda vez. Carta esta que está sendo mantida pela família, há 111 anos, passando pela guarda da tia Helena e agora da nossa.
A Helena era de uma cultura impar. Foi alfabetizada em alemão (aqui no Brasil) e deve ter apreendido o portugues com cerca de 20 anos de idade. Mesmo sim se auto alfabetizou em portugues. Foi lendo livros em portugues até conseguir associar o som das palavras as palavras escritas.
Ela era tambem na minha opinião, extremamente parecida fisicamente com a minha mãe.
Casou-se muito nova e ficou viuva (do Arnold do sobrenome dela) também muito cedo, eu nem cheguei a conhece-lo, ele faleceu antes de eu nascer.
Só sinto da Helena não ter conhecido os meus filhos, incluindo a minha Helena. Marcamos uma viagem para Corupá mas fomos adiando indefinidamente até agora. Curioso que as minhas duas meninas tem o nome das tias mais velhas dela, por minha parte e da Marilena, coincidencia.

Um comentário:

  1. Sergio,

    Meus pesames pelo falecimento da sua tia. Dos irmaos por parte do meu pai, so resta uma tia, que esta muito doente.

    Aproveito pra te passar os dados do NOW, a Marilena deixou recado no meu blog a respeito e eu tb tinha ficado de te passar os dados:

    NOWProgram@tdsb.on.ca
    416-393-0350
    777 Bloor Street West, Room 120

    Eles nao tem site na internet.
    Fica perto da estacao Christie do metro. Vc tem que ligar la e marcar um horario pra fazer uma prova bem simples de listening, as inscricoes pra proxima turma terminam na semana que vem, se nao estou enganado. Vc precisa tb ter um Return to Work Action Plan, que pode ser obtido num Employment Assessment Centre, caso vc ainda nao tenha um.

    No mais, boa sorte pro Timao na decisao de amanha!

    Abs.

    ResponderExcluir