sexta-feira, 15 de maio de 2009

Chegou o meu PR card

Finalmente chegou meu permanent resident card, agora posso ir para qualquer lugar que basta mostrar esse cartão na imigração para re-entrar no Canadá, como se fosse canadense. Os cartões da Lena e da criança já tinham chegado há muito tempo, faltava só o meu. É que como eles erraram meu nome e eu liguei lá avisando, eles cancelaram meu cartão (o que por sinal foi uma medida certa) e me pediram um verdadeiro dossier para provar que eles tinham errado meu nome. E olha que a oficial de imigração no aeroporto viu que estava errado, e colocou uma observação que meu nome tava errado. Gastei acho que uns 100 dolares para provar que o erro foi do consulado canadense no Brasil (mas tambem tive culpa, aqui no Canadá ou na embaixada no Brasil, tudo que voce faz em um órgão público tem que ser lido e relido milhares de vezes, porque o pessoal é bem desatento mesmo).
Agora já consegui então meu PR card com o meu nome certo, já consegui consertar minha carteira de motorista que tava com o meu nome e o ano de nascimento errados. Pelo menos agora tenho dois documentos certos. Ainda falta receber o cartão da assistencia médica, aparentemente foi resolvido o problema do dia do nascimento errado, mas para ter certeza só vendo o documento. E tenho que voltar agora ao Service Canada para refazer o meu SIN, pois a moça que preparou o documento não aceitou que eu fizesse com o nome certo, mesmo com a observação da imigração do aeroporto. Mas ela me falou que é rápido e fácil consertar isso, se eu tiver o meu PR card correto. Interessante que quando fiz o health care card eles não aceitaram fazer com o nome errado, parece bem mais lógico, né?
Bom, depois de tanta confusão e tanto dinheiro jogado fora, parece que as coisas vão se acertar.
Em resumo, pela minha experiencia pessoal (interessante que se perguntar para a Lena ela vai falar exatamente o contrário) o pessoal que faz o atendimento ao público aqui é muito fraco, erram demais. Também demoram muito para entender que estão errados, tem que explicar, explicar, mandar documento, tirar cópia, telefonar. Mas quando eles veem que estão errados, aí tudo fica simples, aceitam o erro deles com tranquilidade, refazem direitinho e ainda te pedem desculpas pelo tempo perdido. Ponto positivo para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário