sábado, 25 de abril de 2009

UV index

Agora o UV index de Mississauga está em 1 low. Este UV index mede a quantidade de raios ultravioleta. Este índice é muito importante para todos, mas em especial para mim. Branquissimo, com todo um histórico de ceratoses actínicas, conhecidas popularmente por lesões pré-cancerígenas. Pois é, esse índice comandava minha vida lá no Brasil. Aqui no Canadá acho que vou ter uma trégua, pelo menos no inverno, primavera e outono.
1 low no Brasil de índice, somente a noite, rs, rs, rs.
Uma vez eu perguntei para um dermatologista como resolver definitivamente meus problemas de pele, ele surpreendentemente me perguntou onde meu avo tinha nascido (meu avo é de Essen, Alemanha). Aí ele me falou, durante milhares de anos, seus antepassados viveram em países frios, portanto sua pele está adaptada a esse clima. Não adianta sua família ter mudado há cem anos para um país tropical, pois não é possível que a evolução aja tão rápido assim. Ou melhor, a evolução até que tentou agir, ou seja, eliminando esses genes mal adaptados, risos.
Bom, mas agora acho que eu fiz o que o médico sugeriu, não exatamente mudei para a mesma cidade do meu avo, mas pelo menos para a mesma latitude, rs.

2 comentários:

  1. Oi Sérgio, apesar de eu ODIAR frio tenho que olhar pelo lado bom, eu e meu marido tb temos ascendencia européia (judeus da alemanha e polônia), somos todos branquelos, especialmente meu filho caçula que é loiro e tem a pele realmente muito branca. Teremos a vantagem de fugir do cancêr de pele, então viva o frio canadense!
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sergio! Só hoje soube que vc também tinha um blog - vi no post da Marilena. Acompanho o blog dela há tempos e gostei muito do seu também! Já coloquei no meu Google Reader... Li desde o início e adorei seus posts. Continue assim, pois está muito bom!
    Beijos,
    Andréa
    www.picolecarioca.com.br

    ResponderExcluir