quarta-feira, 15 de abril de 2009

Colegas imigrantes

Quando eu estava no curso de ingles, vi um casal de iranianos. Parecia um pessoal de bom nível cultural, ricos, muito bem vestidos. O homem já tinha passado dos 50 anos e a esposa deveria estar chegando, ela era castanha clara com olhos profundamente azuis. Consegui ver as notas dele no teste de ingles. Pois é, as notas variavam de 1 a 2. Impressionante. Quando a pessoa que ia matricula-los pegou o formulário dela percebeu que ela nem sabia completar, ela tinha posto somente o nome dela e a língua que falava (arabak!!!!!!, estranho por que no irã se fala persa ou na língua deles farsi). Não conseguiram responder a perguntas como address, country e nem a data de nascimento!!!!! (a funcionária deixou para lá, porque eles não conseguiram nem oralmente responder a data de nascimento). Mas o que eu acho muito estranho é como eles atingiram os 67 pontos da imigração, que é tão difícil para um brasileiro atingir (isso levando em conta que esteja no rol das 38 profissões). De qualquer forma eles entraram aqui por algum by-pass no processo, talvez sejam refugiados (o que não parecia). Bom, mas tem que dar um crédito para eles, que eles tem coragem. Nem sei se eles conseguiam reconhecer todas as letras do nosso alfabeto!!!
Se eles fossem mais jovens teriam uma explicação, depois da revolução de 78 o Irã se fechou muito ao ocidente, deve ser difícil um curso de ingles por lá. Mas eles quando eram jovens moravam no Irã do xá, que era quase um país satélite dos EUA.
Mas a dúvida que me ficou é se as regras de imigração para o brasileiro são mais exigentes do que das pessoas oriundas de outros países.

2 comentários:

  1. A imigração pode ter sido por sponsorship um parente já no Canadá.

    Aproveitando a postagem um abraço a vcs e tudo de bom na nova terrinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Sérgio, tenho uma amiga iraniana
    que veio para o Canadá como refugiada, ela tinha no Irã excelente situação financeira, mas sua família era da oposição a esse presidente que está no poder (de nome difícil de escrever rsrs), quando ele assumiu o poder mandou matar a família dela, tios , primos e assim por diante, tiveram que sair correndo de lá. Então por ai vc pode imaginar que nem sempre os refugiados tinham situação financeira ruim em seus países de origem. Abraços e estamos acompanhando a jornada de vcs.
    Eliane

    ResponderExcluir