quarta-feira, 8 de abril de 2009

Carteira de motorista

Hoje foi a primeira fase, ou melhor a fase zero. Ir até o consulado e solicitar a validação da carteira brasileira. Basta seguir direitinho o que o site pede que é muito fácil. Tem que levar original e cópia da carteira brasileira e de um documento de identidade (passaporte ou rg). Eu por via das dúvidas levei os dois e eles ficaram com as cópias. Precisa pagar 27 dolares em money order, que fiz anteriormente no hsbc (facil tambem), é uma especie de cheque administrativo.
O consulado fica a 50m da estação Bay do subway. Fácil. Tem tambem o endereço na internet.
Fui muito bem atendido lá. Os funcionários foram rápidos e sorridentes comigo. Vai demorar uma semana para ficar pronta, com isso posso fazer a prova escrita, que esta sim é a primeira etapa.
O senão foi um brasileiro chato na fila. Ele tinha uma pendencia no Brasil que nada tem a ver com o consulado. Ficou enchendo por uns quinze minutos. Brasileiro por sinal com um sotaque fortissimo.
E a piada do dia foi uma menina na fila, ela veio falar comigo em ingles, com muita educação, que eu tava na fila dos brasileiros, rs, rs, rs. Aí respondi em portugues que eu tava entendendo sim, rs, rs, rs. Ela pensou que eu era canadense. Mas foi muito legal, ela viu que ia demorar, e tentou me ajudar. Também com essa carinha que tenho, rs, rs, rs. Já aconteceu de uma funcionária da polícia federal pedir para a Lena me retirar da fila dos brasileiros, rs, rs, rs. A Lena fica furiosa, rs.

Um comentário:

  1. vc nao me contou da menina querendo tirar vc da fila...

    Eu ficava furiosa quando estávamos nos EUA e as pessoas vinham falar com vc e depois comentavam comigo que meu marido falava o portugues super bem, sem sotaque algum e eu tinha que explicar que meu marido era brasileiro.

    Mas serviço público brasileiro é sempre uma surpresa. Eu vi varias pessoas reclamando do atendimento nos consulados brasileiros, incluindo o de Toronto. Quando o Sergio saiu eu já fiquei esperando ele voltar nervoso e frustrado. Ao contrario disso, foi tudo uma tranquilidade, ele foi bem atendido e ainda está com pena do pessoal do consulado porque tinham muitos chatos fazendo cena e sendo muito bem tratados pelos funcionarios do consulado. vai entender.

    alias, se ha uma coisa que esta sendo nota 10 por aqui é o tratamento que temos recebido em todos os lugares (exceto walmart). Gentileza, simpatia e respeito de todos os lados. Já estou ficando mimada!!!

    Mari (ou Lena, como vc gosta!!!)

    ResponderExcluir