terça-feira, 28 de abril de 2009

Carteira de motorista G1

Hoje de manhã fui buscar nossas traduções, a minha e a da Lena, ops, agora Mari. Dessa vez consegui passar o balcão de informação no local do teste, afinal estava com tudo pronto. Minha tradução foi notarizada, mas pelo visto, não precisava, o que economizaria uns 20 dolares.
Já com a ficha para ser atendido, foi muito chato. Existem senhas com praticamente todo o alfabeto, vi de A a M. Então chamam a A34, J21, M14, tudo numa sequencia rapidissima. As vezes fica um tempo sem chamar ninguem, mas depois começa uma sequencia maluca. Tem que prestar muita atenção para não perder a vez. Fiquei quase uma hora nessa espera, para ser exato 50min. Aí fui chamado, entreguei os documentos, basicamente o passaporte, a carteira traduzida, a original e a carta do consulado. Aí começou o problema de sempre, o meu nome tá errado. Bom, tive que fazer a prova com o nome errado e amanhã tenho que voltar com outros documentos para trocar.
No proprio guiche tirei a foto para a carteira, e fiz o exame de visão. O grau do meu óculos tá corretissimo, acabei de ir no oculista no Brasil, só que numa brincadeira com as crianças eles entortaram meu óculos, então se foco bem no olho esquerdo o direito fica meio ruim ou vice-versa, rs. A primeira sequencia de letras, muito pequenas por sinal (não pode esquecer que já tenho presbiopia, então o meu óculos é muito forte para perto), não sei se acertei não, mas ela logo passou para a segunda que eram umas letras enormes. Depois uma luz piscando na esquerda e outra na direita, facilimo. Era só falar left, right.
Depois disso paguei com cartão de crédito, facílimo. E fui convidado a ir para a sala 41, 42, uma sala fechada logo ao lado. Entrei na sala e fui atendido por um garoto novinho de cabelo todo enrolado. Ele me indicou o computador 7, computador da década de 80 se muito, rs. Ele liberou e começou meu teste. Ah antes disso ele me perguntou em que língua eu queria, mas meu consultor Alexandre, me falou para não cair na bobagem de falar portugues, porque senão viria uma prova de portugues de Portugal, a menos que o meu ingles fosse realmente ruim. Aparentemente as pessoas podem não aceitar fazer a prova no computador, elas estavam fazendo uma prova escrita numas mesinhas (eu só vi de longe, não dava para ficar encarando, mas parecia a prova que eu fiz, porque tinha umas placas tambem).
As perguntas variam do facilimo, por exemplo uma seta para a esquerda o que é? Ou quando voce pode emprestar a carteira para alguem até as dificilimas. Por exemplo o que significa carro com luminoso azul. Essa eu acertei por eliminação das alternativas, pois não me lembro de nunca ter visto carro de polícia, ambulancia ou bombeiro com luz azul. Mas aí fica a dica a resposta certa é carro que remove neve.
Outra coisa que não esperava que caísse, atenção pessoal, é como fazer sinais com a mão quando vai virar, caso o pisca-pisca não esteja funcionando. Sorte que eu tinha lido até mais por curiosidade.
Mas tem até uns filminhos de ultrapassagem, carro entrando no acostamento. Parecia filme do vigilante rodoviário, opa, essa só quem tem mais de 40 vai entender. Parecia seriado de TV da década de 60, 70.
Errei tres questões, parece que poderia errar quatro de cada tipo (legislação e placas). Se bem que as perguntas são todas misturadas. Em geral as placas foram facilimas, mas tem que ficar atento. Por exemplo nem percebi a seta indicando ahead, na placa de velocidade. Mas fiquei bem tranquilo quando acertei a 39, risos.
Terminado o teste, já apareceu a resposta que eu tinha passado. Aguardei alguns poucos minutos, enquanto o rapaz dava o resultado para outra pessoa e ele me entregou a carteira provisóris.
Provisória provisória porque agora tenho que ir amanhã acertar meu nome. E para minha surpresa quando cheguei em casa vi que a data de nascimento minha tava errada!!!!!!
Resumindo então meus dissabores com documento, meu PR card tá com o nome errado, meu health card tá com o nome certo mas a data de nascimento errada, o SIN tá com o nome errado, e agora a carteira de motorista tá com o nome e a data de nascimento errada. Sempre vi na televisão aqueles falsários com um monte de documentos diferentes, e hoje acho que sou um deles. Aqui tenho dois nomes e tres datas de nascimento. Só estou um pouco revoltado com a moça da carteira de motorista que me deu dez anos a mais!!!!
Amanhã tenho que voltar ao escritório para pegar mais traduções para resolver estes problemas todos (isso sim tá dando um prejuízo enorme, porque não precisava estar acontecendo.
Bom, mas voltando a carteira de motorista, agora é marcar o teste prático as soon as possible.

Nenhum comentário:

Postar um comentário