segunda-feira, 30 de março de 2009

Já no Canadá 7 - drivers license

Esta vai pegar, estou diriamos na estaca 0,5 de uns dez itens. A primeira coisa que precisamos fazer ao chegar aqui é pegar um documento de validação da nossa carta no consulado brasileiro que fica no centro de Toronto. Precisa de original e cópia da carteira de motorista e RG brasileiros, do passaporte e pagar uma taxa de 27 dolares canadenses. Não aceitam pagamento em dinheiro, cheque pessoal ou cartão de crédito (justamente os únicos meios de pagamento que conheço). Tem que ser atraves de money order, que parece que vai dar para fazer pelo correio. Vou tentar fazer aqui e depois conto o que deu.
Com essa carta precisamos ir a um local para fazer o teste escrito. E para isso é bom estudar, temos que comprar um livrinho, pequeno mas de 200 páginas para estudar. Custa 16 dólares, comprei numa livraria no shopping. Super bem feito e claro, só que dificil de ler, estou ainda na página 50. Sem ler atentamente não dá para passar. Tem muita coisa diferente do que no Brasil.
Por exemplo, se voce chega em um cruzamento e estiver vermelho voce pode virar a direito se não vier vindo carro ou tiver pedestre atravessando. Ou seja, o vermelho não é tão vermelho assim por aqui. Eu sempre to levando buzinada porque paro no sinal vermelho, pode isso?
Para fazer conversão a esquerda também é esquisito. Fica todo mundo no meio da pista e quando dá uma brecha ou quando o sinal fica vermelho, todo mundo entra, um para cada lado. Sempre tem uma vã enorme na minha frente (frente a frente ficamos, cada um querendo virar para sua esquerda) e eu não consigo ver nada. Mais buzinaço atrás de mim, rs.
Outra coisa importante, onibus escolar, eles tem umas orelhas com o sinal de pare. Quando ele para e abre as orelhas, tem que parar onde estiver, na mesma pista, do lado contrário, qualquer lugar. A prioridade é das crianças. Esquisito, mas tá certissimo.
Se não souber bem essas coisas, roda no teste escrito, coisa que é praticamente impossível no Brasil.
Depois de ter passado no teste escrito, depois contarei como foi, tem o prático, mas isto é assunto para outros tópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário