sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A procura de emprego

Procurar emprego no Canadá é sem dúvida uma empreitada difícil principalmente por não saber qual o caminho correto. Aqui no Brasil domino completamente essa situação. Um pouco por eu ter bastante experiência aqui e ter sobrevivido profissionalmente a todas as crises e muito pela falta de profissionais no mercado. A diferença entre mandar um currículo e ser chamado para uma entrevista é nula. Também o mercado é muito pequeno e a probabilidade do currículo cair na mão de um amigo é alta e na mão de um amigo de um amigo é de quase 100%.

Quando eu fui fazer entrevista na Genpro, encontrei com um amigo no hall do elevador e ele me levou até a sala do entrevistador e me apresentou: pronto, 80% do caminho percorrido para arrumar o emprego.

Mas no Canadá é diferente, não conheço a cultura deles e também não conheço ninguém pessoalmente. O melhor para mim seria uma transferência pura e simples pela empresa em que trabalho aqui no Brasil. Mas não posso contar só com isso.

Por isso entrei na internet e descobri um site oficial do Canadá em que voce vai digitando, província por província, cidade ou área por cidade e o número da sua profissão (no meu caso engenheiro químico é 2134) e eles listam os endereços (com página da internet) das empresas.
Este aqui é o link do site.

Depois vem o trabalho braçal: entrar no setor de carreiras das empresas e mandar os currículos. Escrever o currículo em ingles é outra batalha. Vou colocar aqui vários sites que me ajudaram nisto também. Mas o que mais impressiona é que apesar da crise existem muitas vagas no setor de engenharia consultiva. Já mandei currículo para uma empresa chamada Colt e outra chamada Amec. Mandei também para um headhunter chamado Bailey. Vamos ver no que vai dar isso.

É importante lembrar que em muitos lugares além do currículo é preciso enviar a cover letter, algo não comum aqui no Brasil, pelo menos na minha área. E aí outra batalha: o que escrever nesta tal de cover letter?. Também vou deixar aqui alguns sites que me ajudaram.

Tenho muito trabalho ainda pela frente, faltam muitos sites ainda para serem analisados, mas uma coisa já deu para perceber: parece que o Eldorado de empregos no Canadá para engenheiros (que trabalham em projetos) é Calgary. Em uma estimativa grosseira 80% das vagas estão lá.

Um comentário:

  1. Oi Sergio você tem razão, aqui é o Eldorado para os project manager. Mas como você disse a probabilidade de arrumar um trabalho ainda estando no Brasil também é pequena. Uma coisa importante é o reconhecimento da tua profissão junto ao orgão responsável, que vc pode fazer ainda estando no Brasil, sei que vcs estão por vir, já é um passo que pode ser adiantado, é preciso já ter escolhido a província. Existe workshop, patrocinado pelo governo que ajuda a dar um molde correto para a cover letter, se você quiser Marilena tem meu email, o Paulo meu marido tem um modelo dele já atualizado para os padrões daqui, posso te mandar para você dar ver. Neste mesmo programa eles ensinam como fazer entrevistas e etc. O network é muito importante, tanto com brasileiros que já estão por aqui, como com canadenses. Faça muitas amizades, mesmo que virtuais. A gente tem uma comunidade pequena, mas bem forte aqui em Calgary.
    Como conseguir ser indicado por um canadense? O Paulo pertence ao Rotary e através do club, já recebeu algumas indicações.
    Grande abraço, gostei do teu blog.
    Qualquer coisa se vc precisar de alguma informação é só entrar em contato.
    Eliane.

    ResponderExcluir