terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pedido de passaportes e taxa final


A parte mais difícil em se ter um blog é ter um micro a disposição para escrever. Bom, recado dado, rs, vamos voltar ao assunto original do blog.

Uma vez realizado os exames médicos, parece que o processo finalmente se acelera. O médico brasileiro manda para o de Trinidad & Tobago que parece ser esperto. Ele aprova e em cerca de um mês já fomos chamados novamente no consulado (via carta) para pagar a taxa final e enviar os passaportes.

Como não temos tanta confiança no correio assim, e moramos relativamente perto do consulado canadense em São Paulo resolvemos levar os passaportes em mãos. Ah, precisa também colar umas etiquetinhas nos passaportes. Essas etiquetas vêm junto com o envelope do consulado.

Uma dica importante é renovar os passaportes assim que receber os pedidos dos exames médicos ou um pouco antes até. É que o prazo para fazer o landinf no Canadá é de um ano contando a partir do exame médico ou do prazo de validade do passaporte. Ou seja, não dá para pegar os vistos no passaporte e depois renová-lo, como é por exemplo possível fazer com o visto americano para turismo e negócios (aí tem que viajar sempre com os dois passaportes, novo e velho). Se o passaporte expirar antes da viagem perde-se o visto de residente permanente.

Bom, agora é só esperar eles carimbarem os vistos. Está previsto para esta semana ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário